quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Virtualização de Servidores parte 1

Ola Bacanas,

Virtualização e palavra do momento assim como cloud computing, segundo estudo da IBM onde estive em novembro em Raleigh/Durhan, NC , USA, so utilizamos 15% do processamento de nossas maquinas, por isso resolvi passar a vcs o que ouvi la , mas para isso e necessario uma base sobre o assunto,vi essa introdução sobre virtualização e resolvi compartilhar com vcs, este texto retirado do site da Microsoft da uma boa ideia sobre virtualização.

"A Virtualização é a tecnologia que irá mudar a forma como as corporações lidam com os seus ambientes de TI. Do armazenamento, passando pelos sistemas, aplicações, estações de trabalho: a virtualização promete tornar as empresas mais ágeis, seguras, eficientes, disponíveis e produtivas. É difícil subestimar a importância da Virtualização no futuro."

- Andi Mann, Diretor de Pesquisa, Enterprise Management Associates

O mundo inteiro está falando sobre virtualização, considerada por muitos o Santo Graal do TI. No entanto, a maioria das pessoas, dos fornecedores de tecnologia e das corporações equipara a virtualização à virtualização de máquina: execução de mútiplos sistemas operacionais em um só servidor. Na verdade, virtualização de máquina não uma solução que se encaixa em todas as situações. A virtualization é muito mais importante e causa uma impacto muito maior.

Virtualização - o ato de isolar ou desconectar um recurso de computação dos demais - deve ser aplicado a todas as camadas de uma pilha de computação, do centro de dados até a estação de trabalho.

static-vs-virtual

Ao invés de agregar várias camadas – o sistema operacional ao hardware, a aplicação ao sistema operacional e a interface do usuário à máquina local – a Virtualização relaxa a relação direta que essas partes têm umas com as outras. E isto gera muitas oportunidades, bem como desafios para o TI. Por exemplo, o sistema operacional pode ser dissociado do hardware físico que o executa usando a Virtualização de hardware (incluindo Virtualização de servidor e estação de trabalho), enquanto a Virtualização de aplicação permite uma dissociação análoga entre o sistema operacional e a aplicação que o utiliza. Da mesma forma, a virtualização da apresentação permite a separação da interface do usuário de uma aplicação da máquina física onde a aplicação é executada. Isso possibilita a execução de uma aplicação em um local enquanto ela é controlada em outro.

Solucionando Problemas Reais

A separação dessas camadas proporciona maior flexibilidade, sob todos os aspectos, à infra-estrutura de TI. A separação permite que o hardware e software sejam usados das mais diversas formas, além de facilitar a diversificação. Além disso, ao isolar áreas problemáticas, a separação das camadas torna os seus sistemas muito mais seguros. Ela simplifica muitas das tarefas com as quais sua equipe de TI costumam lidar e elimina os problemas insolúveis que afetam o TI todos os dias.

Acelerar as implantações de aplicações, garantir que os sistemas as aplicações e os dados estejam sempre disponíveis, simplificar a reconstrução e desconstrução de servidores e estações de trabalho para testes e desenvolvimento, reduzir riscos, cortar custos e melhorar a agilidade de todo o ambiente: a virtualização tem o poder de transformar a sua infra-estrutura do centro de dados até a estação de trabalho.

Uma Visão Holística da Virtualização

A experiência nos mostrou que a Virtualização em larga escala pode oferecer benefícios significativos. Mas também aprendemos que, ao mesmo tempo, a virtualização também traz uma série de desafios – como o gerenciamento de "ilhas” de ativos físicos e virtualizados desordenados. É por isso que aconselhamos o uso de ferramentas de teste para simplificar e acelerar o gerenciamento de toda a sua infra-estrutura e todos os processos associados a ela. É preciso se certificar de que a adoção da tecnologia de virtualização não trará resultados que comprometam os benefícios que ela oferece.

Esta virtualização holística é mais do que uma simples teoria. Para a Microsoft, e para muitos de seus clientes, é uma realidade. Soubemos aproveitar o potencial e a experiência de nossos colaboradores, parceiros, produtos e soluções para oferecer uma experiência completa de virtualização.

A virtualização holística pode ajudar as organizações a avançar em direção a um estado dinâmico, proporcionando muito mais flexibilidade aos sistemas de TI e dinamizando as mudanças. Através da adoção dessas melhores práticas, você poderá aproveitar todos os benefícios dessa poderosa tecnologia:

Melhores Práticas para Virtualização 360:
  1. Desenvolver uma estratégia coesa de virtualização por toda a infra-estrutura de TI
  2. Integrar o gerenciamento das máquinas físicas e virtuais com ferramentas baseadas em diretivas para reduzir a complexidade do sistema
  3. Potencializar segurança avançada, continuidade e técnicas de recuperação para maximizar a disponibilidade
  4. Conduzir as mudanças de cultura necessárias para gerenciar com eficiência os recursos em um ambiente virtual.