quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Totvs lança sistema de interação em TV digital

 

ola Bacanas,

por Vitor Cavalcanti

23/08/2010

Companhia já tem parceria fechada com fabricante de set top box e ressalta possibilidade de personalizar TV por meio de aplicativos

O mercado de TV digital brasileiro sem dúvida é uma janela de oportunidade a ser explorada por diversos players, entre fabricantes de conversores, televisores, produtores de mídia, criadores de conteúdo e empresas de software. A Totvs, sem querer ficar de fora deste segmento, anuncia na segunda-feira (23/08) o lançamento da plataforma de interatividade StickerCenter, pela qual os usuários terão, além da interação já divulgada e com intermédio das radiodifusoras, a possibilidade de baixar aplicações e personalizar a TV.

De acordo com o presidente da companhia, Laércio Cosentino, o produto está em desenvolvimento há cinco anos. "Com a convergência, a TV permite muito além da recepção da imagem, traz um potencial computacional grande", comenta. O StickerCenter é totalmente baseado em Ginga - hoje chamado de DTVi - e integrado ao middleware ByYouTV, também da Totvs, que tem como função decodificar a interação e processá-la na TV. Esse middleware segue o estilo do ByYou que a companhia possui para o desenvolvimento de aplicativos empresariais e também servirá como plataforma de desenvolvimento para os interessados em criar aplicações para o StickerCenter.

"Concordamos com o governo e achamos que a TV funcionará como instrumento de inclusão pela interação que será propiciada", acredita David Britto, diretor de estratégia de tecnologia da Totvs, que participou do lançamento e promoveu algumas demonstrações da plataforma de interação.

Pelo que foi demonstrado à imprensa, haverá dois modelos de funcionamento: a interação padrão, onde a emissora envia um aplicativo que pode ser para visualização de notícias, publicidade ou curiosidades, via sinal de TV, sem a necessidade de conexão com a web e gratuito, ou via download no StickerShop, aí, sim, com necessidade de conexão com a internet. Nesta segunda modalidade, a ideia é praticamente a mesma das lojas de aplicativos para smartphones. O usuário seleciona uma aplicação, baixa e faz uso, mas, na TV. Haverá, assim como no mundo móvel, a possibilidade de cobrança por aplicativo e o modelo de partilha da receita deve variar já que envolve, além da Totvs e do desenvolvedor, a presença da emissora.

A companhia já fechou acordo para embarcar o ByYouTV e o StickerCenter no set top box da Visiontec, mas ainda não há data de quanto o aparelho começará a ser vendido. Os executivos só confirmam que é para este ano. Durante o evento, foram demonstradas aplicações dos portais UOL e G1, das redes varejistas Wal Mart e Extra, além da TV Band e do Banco do Brasil.

A Totvs, entretanto, não está sozinha nesta disputa e sabe que enfrentará concorrência das próprias fabricantes de televisores, que trabalham com alguns modelos trazendo um sistema embarcado, não necessariamente de interação com programação, mas para acesso à web, e das próprias operadoras de TV por assinatura. A Net, por exemplo, tem o que eles chama de Portal Net, onde se tem acesso à previsão do tempo, horóscopo, entre outros, o sistema de compra do pay-per-view e a possibilidade de ler notícias na tela quando se assiste ao canal pago Globonews. Claro que trata-se de algo proprietário e sem possibilidade de personalização, mas nada que não possa evoluir num futuro próximo.

No caso das fabricantes de televisores, os executivos acreditam que, assim como acontece com smartphones, as empresas poderão produzir aparelhos com sistemas de interatividade diversos e, quanto às operadoras, existem conversas, eles afirmam, mas não dão detalhes de como isso tem andado. Uma das opções é o set top box da operadora aceitar tanto o sistema proprietário como o StickerCenter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário