quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Thin Client / Thin PC Schalter Eletrônica

 

Ola Bacanas,

Por Cleber Ronaldo R. M. Vieira*


O Thin Client / Thin PC da Schalter Eletrônica são produtos voltados para uso corporativo com objetivo de substituir computadores desktop. Os aparelhos testados tinham processador AMD GXII 533-433MHZ com 128MB RAM e AMD LX800-500MHZ com 256MB RAM.

A instalação é bastante simples, como a maioria de equipamentos similares. O equipamento possui sistema operacional pré-instalado. Isso facilita a instalação e utilização. O sistema operacional, contudo, pode ser alterado sem grande dificuldade.

No nosso caso bastou ligar e começar a utilizar o equipamento. Mesmo quando ligado em um ambiente de rede, bastou informar o endereço do host, usuário e senha para que o equipamento se conectasse à rede local.
O sistema operacional nativo do equipamento mostrou-se bastante agradável mesmo para usuários acostumados com ambiente Windows. A navegação é simples e a identificação dos programas satisfatória. Nossos testes foram concentrados na navegação na Web e sistemas ERP. Em ambos os casos o equipamento se comportou muito bem. Foram testados 3 acessos RDP, 1 acesso VNC, 1 acesso Telnet e 1 acesso HTTP simultâneos. Mesmo com estas várias conexões não houve delay significativo.
Tentamos fazer com que o equipamento mostrasse alguma demora excessiva, porém não aconteceu. Isso superou nossas expectativas.
O grande diferencial encontrado no equipamento foi a possibilidade de realizar diversas conexões simultâneas, coisa que os thin clients não costumam fazer. Este equipamento foi capaz de realizar processamento remoto e em multi-sessão.

Mesmo quando solicitado para eventuais processamentos locais, o equipamento reagiu positivamente, pois possui uma razoável capacidade de processamento, HD, memória RAM, além de recursos de som e vídeo.
O ponto que não chegou a prejudicar a avaliação do produto, mas pode representar uma limitação em situações específicas é quando há necessidade de gerenciar várias janelas de acesso remoto. Acreditamos, porém, que este não deve ser o objetivo de quem procura este tipo de solução.

Este equipamento parece ter sido lançado para se posicionar entre um thin client convencional e um computador desktop, inclusive no preço. A grande vantagem em relação a um desktop pode ser o TCO e em relação a um thin client convencional a capacidade de processamento, armazenamento e conexões remotas simultâneas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário