terça-feira, 21 de julho de 2009

Case – Implantação de ERP

  Ola Bacanas, vou contar um case que ocorreu na aquisição e implantação do ERP.

Bom tudo começou em janeiro de 2007 quando a empresa que trabalhava contratou um novo CEO, este por sua vez resolveu que tínhamos que fazer IPO e se tornava necessário a aquisição de um ERP de mercado. Nesse meio tempo a empresa resolveu contratar também um Controller o qual se dizia “expert” em ERP, então deram a ele a incumbência de resolver qual o ERP que melhor aderia a empresa, no caso eu então diretor de TI, fui deixado de lado, por que o CEO entendia que já que eu havia construído todo o sistema da empresa, e sendo muito amigo do dono da empresa me colocaria contrario a implantação. Então em agosto de 2007 resolveram adquirir o ERP, e me chamaram e me deram dois dias para conhecer o sistema e ver se aderia a empresa, fui a Joinville-SC na matriz da ERP, onde em um dia me passaram um monte de PowerPoint e com isso fiz um relatório, mas antes da viajem o CEO, me chamou em uma sala no escritório central da empresa e me disse junto ao controller que gostaria muito que meu parecer fosse favorável. Como se naquele momento o meu parecer vale-se algo. No meu retorno fiz um relatório indicando os pontos favoráveis e desfavorais do ERP, como os pontos desfavoráveis eram imensamente maiores que os favoráveis meu relatório e eu fomos deixados de lado. E o ERP Compro, com oito meses de implantação, um monte de dinheiro jogado fora e nada funcionando o Dono da empresa me chamou e perguntou se eu poderia assumir o projeto, eu disse que sim se fosse do meu jeito, então ele me deu carta branca para resolver o assunto. Com isso procurei a Diretoria da empresa de ERP, onde pedi para que me indicassem outras duas consultorias, as maiores de preferência para que fizessem o levantamento de horas do projeto, pois queria projeto fechado e não mais aberto como o anterior, e que queria todo o investimento de implantação de volta, o que ocasionou grandes discussões mas ao final consegui reaver 100% do dinheiro, Contratei 2 programadores em progress, e mais a nova consultoria, e com seis meses o sistema esta pronto e implantado, mais infelizmente eu só podia resolver um dos problemas da empresa (Área TI ) pois os erros cometidos pelos dois (CEO e Controller) nas demais áreas levaram a empresa a concordata.

 

Espero que este case ajude.

Este texto e parte do livro que estou escrevendo sobre 13 anos em um frigorifico.

Abs.

3 comentários:

  1. E ai Marcio, como eu acompanhei esse processo todo posso atestar que o que vc esta dizendo e verdade... Esta sendo interessante entender algumas coisas que na epoca eram muito nebulosas pra mim.
    Quando terminar o livro se te deixarem terminar eu vou ter prazer em comprar pra ler...
    Por Hora fica com Deus
    Ass.: Marcelo ex-TI Alphaville

    ResponderExcluir