segunda-feira, 13 de julho de 2009

O que e o ITIL?


Ola Bacanas, vamos falar sobre ITIL.

Este artigo e do Sr. Ricardo Mansur


O ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é o modelo de referência para gerenciamento de processos de TI mais aceito mundialmente. A metodologia foi criada pela secretaria de comércio (Office of Government Commerce, OGC) do governo Inglês,
a partir de pesquisas realizadas por Consultores, Especialistas e Doutores, para desenvolver as melhores práticas para a gestão da área de TI nas empresas privadas e públicas. Atualmente se tornou a norma BS-15000, sendo esta um anexo da ISO 9000/2000. O foco deste modelo é descrever os processos necessários para gerenciar a
infra-estrutura de TI eficientemente e eficazmente de modo a garantir os níveis de serviço acordados com os clientes internos e externos.
Entre os processos que fazem parte do modelo de referência, podemos citar: planejamento de serviços, gerenciamento de incidentes, problemas, mudanças, configuração, operações, segurança, capacidade, disponibilidade, custos, entrada em produção e testes. As empresas que o adotaram estão preocupadas em gerar valor do TI para os negócios da empresa e provar este valor de maneira adequada, através de processos corretos. As normas ITIL™ estão documentadas em aproximadamente 40 livros, onde os principais processos e as recomendações das melhores práticas de TI estão descritas. O ITIL é composto por módulos. Os mais importantes são o "IT Service Support" e o "IT Service Delivery".
Características do ITIL


· Modelo de referência para processos de TI não proprietário;
· Adequado para todas as áreas de atividade;
· Independente de tecnologia e fornecedor;
· Um padrão de fato;
· Baseado nas melhores práticas;
· Um modelo de referência para a implementação de processos de TI;
· Padronização de terminologias;
· Interdependência de processos;
· Diretivas básicas para implementação;
· Diretivas básicas para funções e responsabilidades dentro de cada processo;
· Checklist testado e aprovado;
· O que fazer e o que não fazer.
As "melhores práticas" são os melhores modelos de trabalho identificados em situações
reais considerando Organizações em atividades similares.
· Uma "melhor prática" significa que um modelo foi implementado anteriormente,
após ter sido determinada e comprovada a sua relevância.
Governança de Tecnologia – Itil

abs

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