sexta-feira, 24 de julho de 2009

Microsoft finaliza 7 e libera código para fabricantes de PCs

Ola Bacanas,

win7 Versão RTM do Windows está pronta para canais e fabricantes de PCs; empresas com contratos grandes de upgrade terão acesso em breve

A Microsoft anunciou nesta quinta-feira (22/07) que finalizou a versão Release To Manufacturing (RTM) do Windows 7. Com isso, fabricantes de PCs e canais de distribuição terão acesso ao sistema operacional e poderão produzir seus computadores com o software a tempo de colocá-los nas lojas em 22 de outubro, quando o programa será lançado oficialmente para usuários finais. O anúncio foi feito pelo CEO da companhia, Steve Ballmer.

A conclusão da versão RTM significa que o produto não sofrerá mais alterações, como explicou o gerente-geral de Windows Client, da Microsoft Brasil, Alessandro Belgamo, em entrevista concedida ao IT Web em 24 de junho. Na ocasião, o executivo disse ainda que, dez dias depois da disponibilização do Windows 7 RTM, clientes que tenham contrato de grande volume com a fabricante, poderiam baixar a nova versão do sistema operacional.

Além da versão RTM do Windows 7, a fabricante também irá disponibilizar igual versão do Windows Server 2008 R2, com o objetivo de facilitar a vida das empresas no que diz respeito a integração dos softwares.

Pelo calendário apresentado por Ballmer na quarta-feira (22/07), vendedores de hardware e software poderão baixar o programa via Microsoft Connect ou Microsoft Developer Network (MSDN) a partir do dia 6 de agosto, assim como profissionais de TI e desenvolvedores com assinaturas do MSDN ou TechNet.

Já quem faz parte do Microsoft Partner Program Gold/Certified terão acesso à versão RTM em 16 de agosto. Os executivos disseram ainda que assinantes do Microsoft Action Pack poderão baixar o sistema operacional a partir do dia 23 de agosto. Para usuários finais, está mantida a data de 22 de outubro.

A expectativa em torno do Windows 7 é muito grande, tanto pelo lado da Microsoft, que espera apagar a impressão deixada pelo Vista, quanto pelo lado dos fabricantes de PCs, que tem esperança de alavancar as vendas com a nova versão do sistema operacional.

Depois de muitas empresas - e até usuários finais - rejeitarem o Windows Vista, principalmente sob a alegação de que o sistema requeria muito do hardware, a Microsoft, como diversos analistas afirmam, precisa de um produto que seja "hit" de mercado. Em trimestre recentes, as vendas do seu principal produto vinha em queda e um bom desempenho do 7 pode reverter esta situação.

Belgamo explicou que a palavra-chave da nova versão do Windows é simplicidade e, talvez por esse mote, a companhia tenha conseguido desenvolver algo que realmente rode com mais leveza nos computadores - inclusive netbooks, como a equipe do IT Web teve a oportunidade de testar. "Trabalhamos em cima de três pilares: desempenho, compatibilidade e segurança", explicou Belgamo.

O executivo lembrou que o Windows 7 foi desenvolvido em cima do mesmo núcleo do Vista, o que é considerada uma vantagem pela companhia, já que todo o trabalho de compatibilização feito para o Vista não será perdido.

"A compatibilidade foi um ponto de grande atenção, não só na parte de dispositivos como também em aplicações. Quando lançamos o Vista, os fornecedores não acompanharam o sistema operacional. O XP era estável e sofremos com incompatibilidade de dispositivos. Hoje, no entanto, temos 95% de compatibilidade no mercado", explica Belgamo.

De acordo com o gerente-geral, os 5% restantes referem-se a dispositivos que não são mais fabricados.

*Com informações da InformationWeek EUA.

 

abs.

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