terça-feira, 14 de julho de 2009

Como configurar o Dlink DWL-2100AP como repetidor de sinal.

 

Ola Bacanas como eu vocês já devem ter ralado muito para fazer isso primeiro vou passar todos os passos e depois ao final o grande segredo.

image

A posição física do DWL-2100AP deve ser em um local que receba 40% de sinal wireless do DIR-300/Di-624, verifique com seu notebook um local que receba este sinal. Uma porcentagem inferior a esta pode fazer com que o sinal não seja repetido corretamente.

1- Para realizar o procedimento de configuração em modo Repeater, um computador deve estar conectado via cabo ao DWL-2100AP para que sejam realizadas as configurações.

image

Antes de entrar nas configurações do equipamento faça o reset dele seguindo as etapas abaixo.
Etapa 1: Com o equipamento ligado, coloque um clips no orifício na parte de trás do equipamento chamado reset e segure precissionado por 10 segundo.

image

Obs.: Não remover a fonte de energia durante o procedimento.

Etapa 2: O equipamento será reiniciado automaticamente. Depois que o Led WLAN parar de piscar o reset foi realizado.
Obs.: Realizar o reset não atualiza o equipamento para uma versão de firmware mais recente, apenas faz com que ele volte as configurações para as de fábrica.

2- Com o computador conectado ao DWL-2100AP, automaticamente na tela do seu Sistema Operacional vai apresentar como Conectividade Nula ou Limitada.

image

3- Vá em Painel de Controle > Conexões de Rede > Conexão Local, clique com o botão direito do mouse em Conexão Local e clique em seguida em Propriedades.

image

4- Localize Protocolo TCP/IP e clique no botão Propriedades.

image

5- Na nova janela selecione a opção Usar o seguinte endereço IP.

image

IP Address (Endereço IP):
Digite 192.168.0.51
Subnet Mask (Máscara de Sub-rede):
Digite 255.255.255.0
Default Gateway (Gateway Padrão):
Digite 192.168.0.50
Clique em OK e na janela anterior
novamente em Ok.

6- Feito os procedimentos anteriores, abra agora o seu navegador de internet e na barra de endereço digite http://192.168.0.50/

image

Logo em seguida abrirá uma janela de autenticação.O usuário e senha padrão do equipamento são:
User Name: admin
Password: (Deixe o campo em branco)

Clique apenas em OK.

image

7- Na tela de configuração do DWL-2100AP clique na guia Home e no botão Wireless do lado esquerdo, e selecione em Mode a opção AP Repeater.

image

8- Clique no botão Scan e deve aparecer dentro de Site Survey uma lista com todas as redes wireless dentro do raio de alcance do DWL-2100AP, inclusive a sua rede.
Selecione a rede Wireless do DI-624.

image

obs: A DWL-2100AP ficara com o mesmo nome e canal do access point ao qual voce a conectou isso não tras nenhum problema, pois ela so reptira o sinal, não sera uma nova ap em sua rede, somente um amplificador de sinal.

9- Agora configure a criptografia no campo Key Settings. Vamos realizar essaconfiguração simulando uma criptografia Wep (Lembrando que esta criptografia deve ser a mesma criptografia que está sendo utilizada no seu Router).

image

10- Volte a placa de rede para obter IP automático. Após essa configuração acesse a página do DI-624 ou DiR-300 abrindo o Internet Explorer e digitando na barra de endereços
http://192.168.0.1/ e tecle enter.

image

11- Clique na guia Status na parte superior e no botão Wireless ao lado esquerdo.

image

Em Connected Wireless Client List deve mostrar o MAC Address e o tempo que o DWL-2100AP esta conectado ao DI-624, você confirma verificando o MAC ID em baixo do DWL-2100AP como mostra figura a baixo:

image

12- Se MAC Address estiver registrado, basta instalá-lo em local estratégico:
Etapa 1 - Desligue o AP
Etapa 2 - Utilizando o notebook localize o local que receba 40% do sinal wireless do router
Etapa 3 - Neste local, o AP será ligado e replicará esse sinal, que antes era de 40 %, em 100%.
Obs: Caso você esteja repetindo o sinal Wireless de outro DWL-2100AP (Access Point) altere o IP de LAN de um dos dois DWL-2100AP para que não aconteça conflito de IP na rede. No DWL-2100AP que estiver configurado em modo Repeater aponte o Default Gateway com o IP do seu Router, Servidor de Internet ou Modem Router.

AGORA VEM O GRANDE SEGREDO

VOCE DEVE ATUALIZAR A VERSAO FIRMWARE DE SUA DWL-2100AP

1-OLHE NA ETIQUETA NA PARTE INFERIOR DA AP

image

IDENTIFIQUE O H/W VER, NO CASO DA ETIQUETA ACIMA E B3, MAS SUA ETIQUETA TAMBEM PODE ESTAR ESCRITO “H/W Ver.:B3”.

Existem duas versões de firmware uma que so serve para uma DWL-2100AP que foi meu caso, e outro que serve para as demais versões da DWL-2100AP.

Para saber qual o correto antes de baixar os driver click em detalhes, abrira uma nova janela com a informação veja se confere com o H/W ver de sua ap.

Ai e so baixar e atualizar.

Boa Sorte

Abs.

17 comentários:

  1. Marcio, cheguei até o nº 9 sem problemas. Após colocar meu D-LINK DWL-G700AP como repetidor dos sinais do meu DI-524, fechei o navegador e fui em conexões de rede, propriedades, protocolo TC/IP e mudei para conectar automatica//. abri o navegador, digitei htpp://192.168.0.1 sem conseguir conectar. Tentei mudar em status e verificar o MAC, que mostrou realmente que o AO repetia o sinal do DI-524 (o MAC era do Wireless gerador). Como devo proceder? Agradecendo antecipada//, José Marcio

    ResponderExcluir
  2. Ola Bacana, veja se seu DI-524 esta com o servidor de DHCP habilitado, caso nao esteja habiliteo ou defina um ip para sua maquina.
    se vc ja consegui ver o end. MAC na DI-524 isso quer dizer que vc configurou corretamente. Parabens, agora e so instalar sua repetidora em um local em que o sinal nao seja inferior a 40%, vc pode ver isso com seu notebook, essa repetidora nao aparecera em sua rede pois ela e uma extensao do di-524.

    abs

    ResponderExcluir
  3. Ola Marcio,
    Segui o tutorial inteiro e tudo deu certo. Fui no roteador e consegui ver o MAC do AP. Tudo certo. Mas quando tento me conectar na internet pelo computador mais distante nao consigo! O computador ve a rede com o sinal ampliado mas nao existe conexao com a internet.
    A única diferença do tutorial é que me roteador é o DI 524 com o DWL 2100ap pra repetir. Isso muda alguma coisa?
    Obrigado e otimo post
    Pablo

    ResponderExcluir
  4. Ola Bacana,

    Aqui fiz com o dlink DIR-300, tenta atualizar o firmware das duas AP. pois aqui so funcionou quando fiz isso, vc notou que a dwl2100ap tem duas versões de firmware, verifique na etiqueta a baixo da ap o codigo do H/W Ver quando estiver no site da dlink, na frente do firmware click em detalhes vai aparecer um arquivo texto com a informação sobre o H/W Ver, o qual o firmware se refere.
    obs: todos os dois firmware instalam na ap porem so funciona corretamente o que foi feito para o H/W de sua AP.

    abs

    ResponderExcluir
  5. Opa Boa Noite tudo bem.

    Marcio primeiro quero agradecer pela força nas configurações e cara estou com um problema que não sei o que fazer, eu tenho um roteador DI 635 e configurei o AP2100 como repetidor o computador está acessando ele normal abre a net porem quando se passa uns 15 segundos o micro não consegue acessar mais e ae eu tenho que esperar mais um tempo para tentar novamente ai ele abre a net, eu tive um problema parecido com meu micro e depois de pesquisas vi que o windows XPSP3 tinha uma deficiente do qual ocorreria este tipo de problema instalei um programa Badango e funcionou de boa.

    Cara espero que possa me ajudar Grande Abraço fica com Deus

    rafaelpaulino_d@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Boa noite amigo.
    Meu nome é Elio.
    Comprei um g700ap e gostaria de ligar a ele uma antena para captar o sinal de internet via rádio e transmitila para um d-link 524 para distribuir para minhas máquinas com acesso wifi. Dá para fazer isso? Você sabe como posso fazer isso?
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  7. Ola Bacana, e simples e so ligar a dlink 524 direto no g700ap e comfigurar a gatway da 524 apontando para a g700ap

    abs

    ResponderExcluir
  8. ola jovem to querendo fazer essa configuração entre dois AP2100 sendo um rm modo ap e outro em repetidor de sinal tenho que alimentar o repeditor com sinal online (cat05) em sua porta rj 45

    ResponderExcluir
  9. Olá Marcio, primeiro parabéns e obrigado pelo tutorial!

    Segundo, tenho uma dúvida. O DI-524 conversa com o DWL-2100 AP?

    Tenho visto pela web gente dizendo q sim, gente dizendo q não e eu sigo sem conseguir fazer o 2100 AP repetir o sinal do DI-524.

    ResponderExcluir
  10. Pra quem está tentando fazer o 2100AP funcionar utilizando o firmware 2.2 eu aconselho mudar para o 2.5 - aí sim o aparelho funciona como repeater. Caso contrário o aparelho distribui o sinal mas os computadores não navegam.
    A única ressalva é prestar bem atenção na combinação da versão do hardware e o respectivo firmware compatível. Existe mais de um tipo de 2100AP no mercado, portanto é preciso cautela neste ponto.
    Abs.

    ResponderExcluir
  11. Boa Tade Marcio,

    Esse DWL-2100 AP Teria problema em conversar tanto em modo repetidor como WDS com o Router W254E da ApRouter ???

    Obrigado. Vlw pelo Tuto.

    ResponderExcluir
  12. olá márcio nao tenho noçao de nada de computador e comprei um d link di524 roteador e gostaria de saber se tem como eu ter só 1 lep top e ter o wireless e como estalar... muito obrigado

    ResponderExcluir
  13. tenho um MULTILASER ML ROT-054 ligado como roteador e distribuindo internet wireless, quero configurar um dwl 2100ap revisao A3 para repetir o sinal pra um outro local e ainda usar a porta rj45 pra ligar um desktop, é possivel? tento como ap repeater ele fica reiniciando, e como wds+ap nao consigo configurar de jeito nenhum, tem alguma dica? Aonde eu acho uma firwmare pra revisao A3? eu atualizei pra 2,20na... aguardo... alexdutrameireles@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Muito boa a explicacao.. Usei com D524 e tambem deu certo... Muito boa a instrucao!!!! vlw

    ResponderExcluir
  15. Boa noite Marcio! Eu estou utlizando 02 dwl 2100ap , um no modo acess point e outro no repeater. troquei o IP do repeater. O sinal chega excelente, porem a conectividade e nula, o que foz de errado.

    ResponderExcluir
  16. Pessoal, tenho 3 DWL-2100AP em modo WDS+AP funcionando perfeitamente, já a 5 anos, sem cabo algum (exceto o do DSL-500B). Para mim, o modo repeater não funciona. Usem WDS+AP em todos eles, informando os MAC Addrs na qual cada um deverá conectar.
    Abraços!

    ResponderExcluir