Ola Bacanas, acho que essa vai interessar, e muito simples montar um proxy e com isso compartilhar seu acesso a internet com toda sua rede.
1- baixe o programa
http://www.baixaki.com.br/download/AnalogX-Proxy-4-15.htm
instale o programa.
Tutorial de Carlos E. Marimoto
O programa é gratuíto e pode ser usado para compartilhar a conexão com um número ilimitado de estações. Claro que você deve limitar esse número de acordo com a velocidade de conexão, mas não existe limitação por parte do programa, ao contrário de alguns proxy’s comerciais.
O proxy deve ser instalado apenas no PC com a conexão, surgirá um grupo no menu iniciar, com o atalho para inicializar o programa. Eu sugiro que você arraste o ícone para a pasta “Inicializar” para que você não precise ficar abrindo-o manualmente toda vez que ligar o micro. Ao ser aberto surgirá um ícone verde ao lado do relógio, indicando que o proxy está ativo.
Se o ícone estiver vermelho, significa que o proxy não está funcionando. Isso costuma acontecer caso você tenha algum outro programa servidor rodando na máquina, como por exemplo um servidor de SMTP (como o ArgoSoft Mail Server), um servidor de FTP, etc. Assim como outros proxy’s, o AnalogX não custuma se entender muito bem com esses programas. Basta desativar o programa que estiver em conflito com ele e reinicializar o micro para que tudo volta à normalidade.
Com o proxy funcionando, abra a janela de configurações. Não existe muito a se configurar por aqui. você deve basicamente escolher quais protocolos devem ficar ativos, se você não for maníaco por segurança, deixe todos ativados. Se preferir, ative também o log, que será armazenado no arquivo “proxy.log”, dentro da pasta onde o Proxy foi instalado
Nas estações, você precisará configurar os programas para acessar a Internet através do Proxy, programa por programa. Esta é a parte mais chata. Note também que alguns programas simplesmente não conseguirão acessar através do Analog-X, mesmo com configuração manual. A falha mais grave é o ICQ, apesar do AIM e o MS Messager, que usam um método de acesso mais simples funcionarem sem maiores problemas.
Outro problema grave é o acesso a e-mail via POP3. Você poderá usar Webmails, via browser, sem problema algum, mas existem várias limitações para baixar os e-mail apartir de um servidor de POP3. Vou explicar o que se pode fazer quanto a isso no final do tutorial.
Por causa das limitações, é recomendável usar o Analog-X se a idéia for basicamente navegar através do Browser. Se você realmente precisar do ICQ e de e-mail via Pop3 em todas as estações, o mais recomendável é usar um proxy com suporte a Nat, como o Wingate, ou usar o Internet Conection Sharing do Windows.
Voltando à configuração nas estações, comece configurando o Browser. No IE 5, clique em Ferramentas > Opções da Internet > Conexões > Configurações da Lan
Marque a opção “Usar um servidor Proxy” e clique em “Avançado”. Nos campos coloque o endereço IP do micro que está com a conexão, como por exemplo “10.0.0.1” e a porta a serr usada para cada protocolo. As portas usadas pelo Analog-X são as seguintes:
HTTP:
porta 6588
HTTP Seguro:
porta 6588
SOCKS:
porta 1080
FTP:
porta 21
NNTP (news):
porta 119
POP3:
porta 110
SMTP:
porta 25
Deixe o campo “Gopher” em branco, pois o Analog-X não suporta este protocolo. O Gopher é um protocolo para buscas de arquivos, mas muito pouco usado atualmente. Creio que por isso o criador do Proxy nem se preocupou em adicionar suporte a ele.
Terminada a configuração, você já deve ser capaz de navegar normalmente através do Browser.
Se estiver usando o Opera 5, clique em File > Preferences > Connections > Proxy Servers. Surgirá uma janela parecida com a do IE. A configuração dos endereços é a mesma.
No Netscape clique em Edit > Preferences > Advanced > Proxys > Manual Proxy Configuration > View
Estas configurações valem caso você prefira usar outro proxy qualquer, que também exija configuração manual nas estações. Basta verificar quais são as portas usadas pelo proxy para cada protocolo. Outro comentário importante é que ao contrário do ICS do Windows, o Analog-X pode ser usado para compartilhar a conexão com estações rodando outros sistemas operacionais, Linux, Free BSD, Mas OS, etc. sem problemas. Basta configurar a rede e configurar o browser para acessar através do proxy.
Para que outros programas possam acessar a Internet, novamente você deverá procurar nas configurações do programa a opção de acessar via proxy e configurar a porta. No FlashFXP (cliente de FTP) por exemplo, a configuração do proxy fica em: Options > Preferences > Proxy Firewall Ident. Na janela de configuração a opção “Proxy Server” fica como “Open (Host:Port)”. No Babylon entre em Configuração > Conexão. Estes são apenas dois exemplos, o chato é que você precisará fazer o mesmo em todos os programas que forem acessar a Internet, em todas as estações.
Terminando a configuração, vem a parte mais complicada que é configurar o recebimento de e-mails via POP3. Como disse, você poderá acessar Webmails sem problema algum, já que eles são acessados pelo Browser.
No servidor, abra a janela de configuração do Analog-X e clique em “configure e-mail alia’s”. Clique em “add”.
Preencha os campos com o endereço de e-mail que será acessado e os servidores POP3 e SMTP:
Nas estações, abra o programa de e-mail e nos campos dos servidores POP e SMTP, coloque o endereço IP do servidor, 10.0.0.1 por exemplo. A estação enviará o pedido ao proxy que se encarregará de baixar os e-mails nos endereços indicados nos alias. Você pode adicionar mais de um alias, mas existe uma limitação quanto a isso que é o fato de não ser possível acessar duas contas de e-mail, como o mesmo login em servidores diferentes. Por exemplo, você pode acessar as contas visitante@guiadohardware.net e voce@seuprovedor.com.br, mas não poderá acessar voce@seuprovedor.com.br e voce@outroprovedor.com.br, a menos que fique toda hora mudando o alias no servidor. O Analog-X é bem deficitário nesse aspecto.
Comparado com outros proxys, a configuração do Analog-X é bastante simples e ele tem a grande vantagem de ser gratuíto. Porém, o programa também tem suas limitações. Ele pode ser quase ideal para alguns usuários e ser inusável para outros, depende do que você precisar usar através da rede e do que esperar do programa.
abs
Nenhum comentário:
Postar um comentário